Projetos de Pesquisa
2012 – Atual A pesquisa em Educação na Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Tecnologias Educacionais/RIPeTE – UECE
Descrição: O estudo tem como objeto um survey inicial dos Grupos de Pesquisa da UECE, com registro na base de dados do CNPq, que focalizam dimensões educacionais explícitas relacionadas à formação profissional, seja em diversos enfoques de interesse dos cursos de licenciatura, seja em outras áreas disciplinares onde atuam docentes da Instituição (ciências, saúde, humanas entre outras). O estudo tem por objetivo formar uma base de dados para a consolidação da rede interdisciplinar de pesquisa e de tecnologias educacionais (RIPeTE), iniciativa de interesse dos pesquisadores e do desenvolvimento da produção científica da UECE. A investigação abrange os Grupos de Pesquisa identificados com o objeto do survey e localizados nos diversos campus da Instituição.
Alunos envolvidos: Gradução: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jacques Therrien – Coordenador.
2011 – Atual Docência universitária e formação de professores: a integração ensino/pesquisa na prática docente
Descrição: O projeto de investigação agrega integrantes de três grupos de pesquisa que compartilham interesses e preocupações em torno do trabalho docente no contexto dos cursos de licenciatura e de graduação da UECE: Educação, Cultura Escolar e Sociedade (UECE/Centro de Educação), Educação e Saúde Coletiva (UECE/Centro de Ciências da Saúde) e Saber e Prática Social do Educador (UFC/ Faculdade de Educação). Abordando a relação entre ensino e pesquisa na prática docente em cursos de graduação no âmbito da universidade pública, o estudo constitui desdobramento de investigações empreendidas pelos pesquisadores desses grupos. Tendo as categorias de epistemologia da prática e de reflexividade como fundantes da produção de saberes em contexto de ação dos profissionais de todos os campos de conhecimento, postula-se uma formação universitária que dê conta da relação dialética entre teoria e prática vivenciada no âmbito da docência, integrando o binômio ensino e pesquisa. Subjacente a essa compreensão encontra-se a necessidade de um repensar curricular de formação para a docência universitária na qual predomina a dissociação entre teoria e prática bem como a fragilidade de formação específica para o ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2).
Integrantes: Jacques Therrien/Coordenador – Integrantes: Isabel Maria Sabino de Farias – Sílvia Nóbrega-Therrien – Maria Zenilda Costa – M. Raquel Azevedo – Silvina Pimentel Silva.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2011 – Atual Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM)
Descrição: O estudo, em base a dados quantitativos e qualitativos, investiga a situação da política educacional e da gestão escolar em cada um dos quinze municípios do Maciço de Baturité, Ce, e a partir desta aproximação, pretende analisar, propor e desenvolver estratégias de intervenção para a região como um todo e para cada município em particular. Em trabalho de parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), reúne dois Grupos de Pesquisa focando Políticas Municipais de Educação e Gestão Escolar e Indicadores Educacionais e a Integração Universidade e Comunidade.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).
Integrantes: Sofia Lerche Vieira/ Coordenadora. Integrantes: Jacques Therrien – Eloisa Maia Vidal – Stela Meneghel – Fatima Portella – Paulo Speller
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2009 – 2011 A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária. FUNCAP
2007 -Docência universitária e formação para o trabalho pedagógico: a gestão dos saberes na docência
Descrição: Projeto guarda-chuva que circunda e fundamenta teórico-metodologicamente investigações específicas em desenvolvimento. – As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia -Licenciatura (CNE, 12/2005) reafirmam que a formação do pedagogo fundamenta-se no trabalho pedagógico com base na docência. Desde o início da década de 90 nossos estudos vêm focalizando os saberes docentes privilegiando as noções de trabalho docente e de saber experiencial. Sob esse olhar identificamos o educador como sujeito pedagógico cuja práxis transformadora em interação situada com outro sujeito (aluno/aprendiz) intenciona a produção de saberes e de significados em processos de intersubjetividade comunicativa e dialógica formada pelo entendimento entre ambos emdireção à emancipação do ser social. Nesta concepção o trabalho do professor é visto como uma mediação de instrução e de formação humana. Reconhecendo a epistemologia da prática como contexto de constituição da competência docente, associamos a esse pressuposto a racionalidade pedagógica própria do ato educativo fundado na dialogicidade crítica e transformadora. Essa perspectiva em nossos estudos, desenvolvidos inicialmente com professores de educação básica, se ampliou posteriormente para a docência universitária em todos os seus níveis, embora privilegiando o formador de formadores nas Licenciaturas. São estudos teóricos e empíricos do campo da pedagogia e da didática que focalizam a epistemologia da prática docente constituída por uma racionalidade pedagógica que a reflexividade crítica e transformadora da dialogicidade na interação de sujeitos em situações de ensino e aprendizagem conduz à produção de sentidos e significados, ou seja, de novas compreensões de saberes no mundo vivido. Entendemos que a competência docente é fundada no domínio de saberes disciplinares e do saber ensinar que a dialética do saber ser humaniza.
Situação: Projeto guarda-chuva que circunda e fundamenta teórico-metodologicamente investigações específicas em desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2).
Integrantes: Jacques Therrien/Coordenador – Integrantes: Isabel Maria Sabino de Farias – Sílvia Nóbrega-Therrien – Maria Zenilda Costa – M. Raquel Azevedo – Silvina Pimentel Silva. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsa PQ Sênior.